Monday, 14 April 2014

Gravando com o ImgBurn



GRAVANDO COM O IMGBURN


Download do programa: http://www.imgburn.c...hp?act=download



Objetivo deste Tutorial



Muitos usuários de Playstation 2 têm dúvidas na hora de gravar os programas e jogos de PS2 que disponibilizamos aqui no Fórum. Quando se deparam com um formato de Imagem ISO, Bin/Cue ou Mdf/Mds tentam gravar diretamente esses arquivos no disco, o que obviamente, não funciona. É muito freqüente a pergunta: “Qual dos dois arquivos eu gravo”? :risada: Este tutorial tem como objetivo esclarecer essas dúvidas e ensinar como gravar corretamente os programas a partir de Imagens ISO e Bin/Cue. Será utilizada uma linguagem simples, sem muito “tecniquês” <_< .

Para tal, vamos nos basear no ótimo ImgBurn, um versátil programa Freeware que é uma evolução do DVD Decrypter. A escolha deste programa é devido a ele trabalhar com vários formatos de Imagem (ISO, Bin/Cue, MDF/MDS, IMG, NRG e outros), a capacidade de gravar Imagens de CD e DVD e de ser leve.

Apesar deste tutorial ter sido feito a fim de ajudar as pessoas a gravar os programas disponíveis no Fórum, também pode ser seguido para gravar os jogos de PS2, já que o procedimento é o mesmo.


O QUE É UMA IMAGEM?


Antes de iniciar o Tutorial, uma breve explicação sobre Imagem. 

Imagem de Disco é um arquivo que possui as informações de um CD ou DVD gravadas de modo seqüencial e na mesma estrutura em que se encontram no disco óptico (CD ou DVD). Por isso, o programa de gravação lê os dados contidos na Imagem na mesma seqüência e estrutura adequadas, setor por setor, reconstruindo o formato original do disco.

Em 1988 a International Organization for Standardization (ISO) criou o formato ISO 9660 como formato internacional padronizado para CD-ROMs. É um formato universal, que permite que o CD seja lido por PC’s com qualquer sistema operacional. Seria bom se só houvesse um formato de Imagem, mas como há diversos fabricantes de programas de gravação, cada um deles acrescenta algum detalhe, alguma função para diferenciar dos demais. Por isso é que há vários formatos de Imagem. Eis os mais comuns:

.CUE Formato de imagem padrão do CDRWIN 
.IMG Formato de imagem padrão do CloneCD
.ISO Formato de imagem padrão da norma ISO 9660 
.NRG Formato de imagem padrão do Nero Burning Rom
.MDF Formato de imagem padrão do Alcohol 120%
.PDI Formato de imagem padrão do InstantCopy



Algumas outras extensões estão associadas diretamente a outras mencionadas acima, como por exemplo, as extensões .BIN que são utilizadas em conjunto com as .CUE e as .MDS que são utilizadas em conjunto com as .MDF. 

Chega de papo a vamos queimar as mídias. :choro: 


GRAVANDO OS PROGRAMAS


Os programas disponíveis no Fórum geralmente virão compactados em formato RAR. É necessário descompactá-los primeiro, usando o programa WinRAR. Poderão vir em formato ISO, Bin/Cue ou Mdf/Mds Note que algumas Imagens são para gravar em CD e outras são para gravar em DVD. Você NÃO PODE:angry: gravar uma Imagem feita para CD em um DVD ou vice-versa! Não irá funcionar no PS2! :angry: 

Imagem de CD = Grave em CD
Imagem de DVD= Grave em DVD


Vamos então pegar como exemplo o programa SMS em CD e vamos grava-lo (ATENÇÃO: Isso é apenas um EXEMPLO):

Imagem

Após ter feito o download do arquivo, vá na pasta onde o colocou e faça a descompactação. Será criada uma pasta, com dois arquivos, um Bin e outro Cue:

Imagem


Abra o Imgburn:

Imagem


Essa é a tela padrão do programa. Clique em Write file image to disk (traduzindo: gravar arquivo de imagem para o disco :risada: ). Abrirá a tela abaixo. Em seguida, vá no campo Source...Please select a file... e clique na figura onde aparece Browse for a file... Ou então, vá em cima, em File e escolha Browse for a file...

Obs.: Em versões anteriores da 2.4, a tela acima pode não aparecer. Nesse caso, é só ir em Mode e em seguida em Write.

Imagem




Agora aparecerá uma nova janela onde você deve informar onde estão os arquivos de imagem. Com um CD virgem já dentro do gravador, vá até a pasta em que você descompactou os arquivos e clique no arquivo CUE

Imagem




Aparecerá outra janela com as informações da Imagem. Selecione o destino da gravação ( o seu gravador) em Destination. Selecione também a velocidade de gravação em Settings > Write Speed. No caso de CD, escolha 8x ou 16x. Se a Imagem for pra DVD, selecione 4x. Tudo certo, agora é só clicar no retângulo com os desenhos de discos (ou vá em File...Write) e a gravação será iniciada. 

Imagem




Outra tela abrirá, com o progresso da gravação. 

Imagem



Ao final, a mensagem de gravação finalizada com êxito:

Imagem


Clique em OK e está pronto o CD. Fácil, né? :P 


Se quiser conferir, vá em Meu Computador e abra os arquivos contidos no CD. No caso do nosso exemplo, deverá conter três arquivos: Dummy.Bin, SMS.ELF e SYSTEM (ATENÇÃO: Isso é apenas um EXEMPLO):


Imagem




CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para gravar Imagens no formato ISO é o mesmo processo, assim como Imagens no formato MDF/MDS. Nesse último caso, é só selecionar o arquivo MDS. No caso do formato ISO teremos apenas um arquivo para selecionar ( o .iso ). Apenas fique atento ao usar as mídias adequadas à Imagem em questão (CD ou DVD). Mídias tipo CD-RW ou DVD-RW devem ser evitadas, pois forçam um pouco mais o Leitor do PS2 além de que a maioria não lê essas mídias.

Como já foi dito antes, esse Tuturial também pode ser usado para a gravação de Imagem de jogos de PS2. Embora que tenhamos nos baseado no ImgBurn, usuários de Alcohol 120% e Nero também podem se valer destes procedimentos, a lógica é a mesma.

Espero que este Tutorial contribua no sentido de ajudar as pessoas a gravar seus programas. 

No comments: