Monday, 14 April 2014

GSM (Graphics Synthesizer Mode Selector)



Imagem



GSM (Graphics Synthesizer Mode Selector) é um selecionador de modos de vídeo. Útil para quem possui TV/Monitor de resolução mais alta e cabo vídeo componente/VGA, permite fazer mudanças no modo de vídeo original de certos jogos de PS2 que originalmente não possuem essa função. Exemplo, transforma um jogo que só é 480i para 480p ou até 720p e 1080i em alguns casos. Ou seja, melhora experiência visual do jogo.
Também é útil para converter jogos de PAL p/ NTSC e vice-versa (essa função serve para usuários de TVs comuns). Funciona até mesmo com alguns jogos de PS1.
GSM é um homebrew open source idealizado por um programador brasileiro de nickname doctorxyz e que recebeu muitas contribuições do programador Dlanor (uLanchELF), SP193 (PS2ESDL) e outros. Continua em desenvolvimento.
É similar ao HDTV Xploder porém difere deste devido ao fato de ser Open Source e homebrew (Xploder era um programa comercial desenvolvido pela Blaze – descontinuado há anos). GSM supera uma delimitação do Xploder que não permitia ativar novos modos de vídeo a partir de jogos via HDD interno (via HD Loader), devido a conflitos de endereçamento de memória no PS2



GSM está disponível em três versões:

Quote
- "Stand alone": Com interface gráfica simples e comandos básicos. A que está em detalhes neste tutorial;
- GSM + OPL: Mesmas funcionalidades da versão stand alone, mas integrada ao programa Open PS2 Loader;
0.23xStand alone, completa, com mais possibilidades de ajustes e funções.Indicada apenas para usuários avançados. Não será ainda tratado neste tutorial


GSM 0.37 "stand alone"Imagem

GSM 0.37 Integrado no OPL 0.91Imagem


Resumo de utilidades do GSM:

  • Conversão de sistema de cores (PAL para NTSC e vice-versa): Para casos em que o usuário dispõe de um jogo sistema PAL (Europeu) e ao rodá-lo no PS2 conectado em uma TV que seja apenas sistema NTSC apresenta-se sem cores (imagem em preto e branco). O GSM permite converter o sistema de cores do jogo sem a necessidade de aplicar patches externos, como antes era requerido usando programas como V-Fix e similares e ainda conta com correções de posicionamento da tela (ajustes X e Y);



  • Ativação de modos de Alta Resolução: Atua diretamente no chip GS do PS2 acionando modos de vídeos com resoluções maiores como 480p, 576p, 720p, 1080i e 1080p, além de vários modos padrão VGA/SVGA. Útil para jogos que não possuem suporte nativo a resoluções maiores, melhora muito a experiência visual dos jogos. Para usar esses modos, uma TV capaz de exibir tais resoluções é necessária (TV LCD/Plasma, Monitores ou TV CRT com Progressive Scan) além de uso de cabo vídeo componente ou VGA conforme o caso;



  • Compatibilização para resoluções 240/280p: Certas TVs não permitem visualização de resoluções 240/280p a partir da conexão vídeo componente (apresenta apenas tela preta). Em certas situações como alguns homebrews (emuladores) e certos jogos de PS2 (exemplo: ICO) e jogos de PS1 rodam nessas resoluções. O GSM cumpre a função de compatibilizar o sinal tornando possível a visualização via vídeo componente nessas situações.




Forum oficial 



GSM - Uso e Definições (versão "stand alone" 0.37)

Descrições de cada opção na tela do GSM:

Para um melhor entendimento sobre os termos técnicos aqui empregados, sugiro a leitura desse artigo.


Definições do GSM
Spoiler 


SDTV vmodes - Define modos de vídeo com sinais NTSC e PAL. Serve para conversão de sistemas de cor, útil para converter um jogo que está em PAL (Europeu) para NTSC (Americano/Japonês) ou vice-versa. Cada vez que pressionar Imagem, mudará a opção de modo de vídeo, assim descritos:

Quote
- NTSC: Converte o sinal para o padrão NTSC;
- NTSC Non Interlaced: Modo NTSC que previne cintilação em algumas TVs (não compatível em alguns sistemas);
- PAL: Converte o sinal para o padrão PAL 50Hz;
- PAL Non Interlaced: Modo PAL 50Hz que previne cintilação em algumas TVs (não compatível em alguns sistemas);
- PAL 60Hz: Modo PAL com frequencia de vídeo em 60Hz;
- PAL 60Hz Non Interlaced: Modo PAL 60Hz que previne cintilação em algumas TVs (não compatível em alguns sistemas).



HDTV vmodes - Define modos de vídeo de alta definição. Para usar esses modos, um cabo do tipo Vídeo Componente é necessário, assim como uma TV que suporte tais modos (LCD/Plasma ou CRT com recurso Progressive Scan). Esse recurso permite a visualização de um jogo que originalmente seja apenas 480i para modos 480p a até 1080p. Cada vez que pressionar Imagem, mudará a opção de modo de vídeo, assim descritos:


Quote
- HDTV 480p 60Hz: Modo 720 x 480 progressivo 60Hz;
- HDTV 576P 50Hz: Modo 720 x 576 progressivo 50Hz;
- HDTV 720p 60Hz: Modo 1280 x 720 progressivo 60Hz;
- HDTV 1080i 60Hz: Modo 1920 x 1080 entrelaçado 60Hz;
- HDTV 1080i 60Hz: Modo 1920 x 1080 não-entrelaçado 60Hz;
- HDTV 1080p 60Hz: Modo 1920 x 1080 progressivo 60Hz.



VGA vmodes - Análogo ao modo HDTV, mas destinado à conexão VGA, presente em monitores de PC e em alguns TVs. Um cabo VGA ou adaptador Vídeo Componente<>VGA é necessário. Cada vez que pressionar Imagem, mudará a opção de modo de vídeo. Não há necessidade de descrevê-los, são auto-explicativos.


PS1 SDTV vmodes - Define modos de vídeo com sinais NTSC e PAL para jogos de PS1. Serve para conversão de sistemas de cor, útil para converter um jogo que está em PAL (Europeu) para NTSC (Americano/Japonês) ou vice-versa. Cada vez que pressionar Imagem, mudará a opção de modo de vídeo. Não há necessidade de descrevê-los, são auto-explicativos.


[DPAD] X and Y axis offsets - Ajusta a posição da imagem no sentido horizontal (X) e vertical (Y). Utilizando as teclas Imagem Imagem permite o deslocamento da imagem nos dois eixos (horizontal: esquerda/direita e vertical: para cima/para baixo).


Imagem Skip videos fix - Permite pular vídeos de introdução de alguns jogos, útil em casos em que se queira ir direto ao jogo sem passar pelos vídeos do início e o jogo não permite.


[SELECT] Exit Method - Define o modo de saída do aplicativo. Cada vez que pressionar Imagem, mudará a opção assim descritas:
Quote

- PS2 BROWSER: Executa o browser do PS2, caso haja um disco no drive, será executado;
- mc0:BOOT/BOOT.ELF: Executa um aplicativo de nome BOOT.ELF localizado em mc0/BOOT dentro do memory card no slot1;
- mc0:APPS/BOOT.ELF: Executa um aplicativo de nome BOOT.ELF localizado em mc0/APPS dentro do memory card no slot1;
- mc0:BOOT/HDLOADER.ELF: Executa um aplicativo de nome HDLOADER.ELF em mc0/BOOT dentro do memory card no slot1;
- mc0:boot/boot.elf: Executa um aplicativo de nome boot.elf localizado em mc0/boot dentro do memory card no slot1.



Imagem Exit - Sai do aplicativo e executa a função definida em "[SELECT]", mantendo os ajustes de vídeo do GSM na memória do PS2.

Quote
Nota: Se ao pressionar "START" aparecer a mensagem "Choose what you want!" significa que falta definir alguma opção no GSM (modo de vídeo ou caminho de saída).



USANDO O GSM:


O ELF do GSM pode ser executado via uLaunchELF, modo DEV de modchips como Matrix, tela OSDSYS do FMCB (a partir da versão 0.36b), menu APPS do OPL, HDD OSD hacked ou qualquer outro meio disponível para rodar um homebrew no PS2.

Simplesmente execute-o e escolha o modo desejado tendo por base as descrições já detalhadas acima. Após definir os ajustes, pressione "START" e o modo de saída selecionado será executado, mantendo os ajustes de vídeo na memória do PS2 e que serão aplicados e mantidos até que o console seja resetado ou desligado. 

Os modos do GSM atuam em qualquer aplicativo de PS2 (desde que não haja conflito de endereçamento de memória), podendo ser em loaders em geral como OPL, HD Loader, PS2ESDL etc, jogos de PS1 e PS2 via disco, emuladores etc.


Uso rápido - Para usar em jogos via disco - Usuários de modchip Matrix/clones:
Spoiler 


- Renomeie o ELF do programa GSM para BOOT.ELF (maiúsculas) e copie-o para um Pen Drive;
- No PS2 e usando o programa uLaunchELF crie uma pasta de nome BOOT no memory card;
- Copie o GSM (renomeado como BOOT.ELF) para a pasta BOOT no memory card;
- Reinicie o PS2 segurando a tecla R1 no controle; o GSM irá ser executado;
- Selecione o modo de vídeo desejado;
- Selecione o modo de saída PS2 Browser (tecla "SELECT");
- Com o jogo dentro do drive, aperte START.




Quote
DICAS:

- Ao usar modos HDTV, faça experimentações para atingir o melhor resultado, pois isso depende do jogo e das características da TV. De modo geral a opção "480p" é a que apresenta melhor compatibilidade;

- Alternativamente também pode ser tentado o uso do programa HDTV Xploder, em alguns jogos o Xploder pode ser melhor noutros o GSM é superior;

- Não misture modos de vídeo oriundos de outras técnicas. Exemplo, se está usando o modo progressive scan nativo do jogo, não acione o GSM, pois poderá causar conflitos e resultados indesejáveis;

- Desative os modos de vídeo de seu modchip, caso o tenha (ex.: no Matrix, funções PS2 Scren Fix, Macrovision, Green Fix, deixe em OFF).



LIMITAÇÕES:

- No momento, GSM é incompatível com Codebreaker, pois ambos os programas usam o mesmo segmento na memória do PS2;
- Em alguns jogos podem ser notadas persistentes barras negras após o uso do GSM em modo HDTV, atualmente os programadores estão trabalhando para solucionar esse problemas;
- Em alguns jogos os modos HDTV podem não funcionar ou apresentar imagem com qualidade ruim (pixelização). Nesses casos pode-se usar alternativamente o programa comercial equivalente HDTV Xploder.



GSM integrado ao OPL 0.9:


O uso do GSM contido no OPL 0.9 é bem similar à versão stand alone, todas as funções desta estão presentes no OPL +GSM, exceto pela função "Exit method". 

No OPL+GSM deve-se ativar o GSM através do menu de ajustes de vídeo (Display Settings >> GSM >> ON).

A função "FMV Skip" (Skip videos fix no GSM stand alone) pode também servir como compatibilizador de certos jogos para o OPL, pois alguns não funcionam justamente devido ao OPL não poder executar os vídeos introdutórios.

No comments: