Monday 14 April 2014

Popstarter: Emulador de PS1 p/ PS2 FAT






Popstarter – Emulador de PS1 para PS2 FAT com HDD interno


Este emulador fez parte do Playstation Broadband Navigator (PBBN), software/serviço oferecido no Japão, que foi uma espécie de ancestral da hoje conhecida PSN. 

Anos atrás um hacker já havia feito um dump de um demo do jogo Bishi Bashi Champ 3 que contém embutido o dito emulador. Recentemente descobriram uma maneira de usar este emulador para executar PS1 comerciais a partir de um HDD/NA.

Embora não seja um emulador perfeito, é bem superior ao homebrew PS2PSxe, vários jogos rodam muito bem. Possui suporte a saves (direto no HDD), controle analógico, vibração e texture mapping. Possui suporte a CDDA (trilhas de áudio reproduzidas diretamente do CD).



Importante: O emulador apenas funciona em modo LBA28bit, portanto apenas em HDs de até 120GB de tamanho. Entretanto é possível que funcione em HDs de tamanho superiores a 120GB caso o formate e logo após crie as partições para os jogos de PS1 de modo que se situem no limite dos 120GB.




Instalação do emulador:



- Descompacte o pacote do emulador e copie para a partição _common do HD do PS2 o conteúdo da pasta "_common" do pacote (pasta POPS, dentro dela os arquivos "disc0" e "EXECUTE.ELF". A estrutura deverá ficar desta forma:


hdd0:/__common/POPS/
../
/EXECUTE.ELF/disc0


A instalação do emulador está OK.



Instalação dos jogos:

- Os jogos precisam ser convertidos do formato bin/cue com o programa CUE2POPS e nomeados como IMAGE0.VCD (instruções de conversão para VCD mais abaixo em "Conversão de jogos bin/cue para VCD usando CUE2POPS");

-É necessário criar uma partição no HD para cada jogo desejado: Com o uLaunchELF EVIL crie uma partição com iniciais "PP." : 

MISC:\ >> HDD Manager>> aperte 'R1' >> Create 

Defina o nome da partição ao seu critério, exemplo: 

PP.GAME01 
PP.MeuJogo.AAA
PP.PS1_Game_001 etc

Após nomear, defina o tamanho da partição, levando em conta o tamanho necessário para o jogo. Para a maioria dos casos o tamanho 896MB é suficiente para todos os jogos.

- Transfira o jogo convertido nomeado como IMAGE0.VCD para a raiz da partição que acabou de criar.



Execução dos jogos:


- Utilize o arquivo LAUNCHER.ELF, presente no pacote do emulador. Renomeie-o de acordo com o nome da partição do jogo. Exemplo, se a partição do jogo que queira executar é PP.GAME.01 nomeie o arquivo LAUNCHER.ELF para PP.GAME.01.ELF;

- Execute o arquivo a partir de qualquer dispositivo que queira (MC, HDD, USB), usando uLaunchELF ou qualquer outra forma de execução preferida (seção apps do OPL, OSDSYS hacked do FMCB...)


Usuários HDD OSD:
(Detalhes de uso)

- Coloque o arquivo EXECUTE.KELF dentro da partição do jogo;
- Edite o arquivo system.cnf,na primeira linha deixe como BOOT2 = pfs:/EXECUTE.KELF;
- Configure o ícone, arquivo icon.sys, injete-os no HD etc 

Ou

- Edite o arquivo system.cnf,na primeira linha deixe como BOOT2 = PATINFO;
- Injete o EXECUTE.KELF para a área de KELF embutida na partição
- Configure o ícone, arquivo icon.sys, injete-os no HD etc 



Conversão de jogos bin/cue para VCD usando CUE2POPS


Cue2pops é um aplicativo DOS, portanto funciona em linha de comando. Entretanto, pode ser facilmente usado no modo básico (sem a presença de comandos adicionais), pois suporta drag & drop (arrastar e soltar):


- Coloque os dois arquivos do jogo (.bin e .cue) em uma mesma pasta, junto com o Cue2pops.exe e simplesmente arraste o arquivo .cue para dentro do arquivo executável Cue2pops:

Imagem

Será gerado um arquivo com extensão VCD, renomeie-o para IMAGE0.VCD e transfira-o para o HD do PS2.


Notas: 

-Verifique o arquivo .cue com um editor de textos se a string entre aspas coincide com o nome do arquivo .bin

Imagem

Verifique se as sintaxes das trilhas estão corretas exemplo TRACK 01, TRACK 02 etc (exemplo de sintaxe errada: TRACK 1, TRACK 2 etc)


- Cue2pops possui comandos para ajustar a sincronização das trilhas de áudio caso estejam erradas (comandos gap++ e gap--) e também um patch para converter jogos PAL p/ NTSC (comando vmode). Para detalhes de uso consultem o README do Cue2pops.

- Para conversão de sistema PAL p/ NTSC o GSM versão 0.23x produz melhores resultados. Ou SEMPRE opte por jogos em NTSC, pois o emulador trabalha em NTSC, mesmo em consoles PAL.




Conversão de Imagens de outros formatos para Bin/Cue


Cue2pops somente trabalha com bin/cue, portanto se tiver Imagens em formato CCD/SUB ou outro formato, uma conversão é necessária. Há vários softwares para tal, um ótimo é o ISOBuster. Abra a Imagem a ser convertida e siga a instrução abaixo:


Redimensionado em 95% (907 x 444) - Clique para ampliarImagem







Verificação de jogo com trilha de áudio (audiotrack)


Jogos com tal característica possuem trilhas de áudio em formato CDDA no disco. Muitos dumps ruins e disponibilizados na internet não as possuem, portanto não apresentarão trilha sonora durante o game. Tais dumps precisam ser descartados para uso no Popstarter.

Para saber se determinado jogo possui CDDA, consulte esse site e verifique a informação no cuesheet:

- Se estiver como neste exemplo: 

Imagem

O jogo não contém audiotrack;



- Se estiver como neste exemplo: 

Imagem 

O jogo contém audiotrack. Nesse caso confira o arquivo .cue do jogo, este deverá ter a mesma informação como do site; caso não, é um dump ruim.





Transferência do jogo para o HD do PS2

Há 3 métodos:


1- Copiar o jogo do PC para um Pen Drive e daí para o PS2 via uLe (muito lento, pior opção);

2-Transferir via Rede usando RadHost / PS2Client no PC e uLe na função host (bom, por volta de 5 ~ 7 minutos para um jogo de 500 ~ 700 MB);

3- Transferir em modo Local (HD do PS2 conectado diretamente ao PC, via IDE ou adaptador USB) usando o PFS Shell (ótimo, transferência em menos de 2 minutos).




Memory Card Virtual (VMC)


VMCs são criados automaticamente em "__common/POPS/" em cada partição de jogo, exemplo:

__common/POPS/GAME_PS1.001/SLOT0.VMC__common/POPS/GAME_PS1.001/SLOT1.VMC


O programa MemcardRex 1.6 pode ser útil no gerenciamento de saves no PC, podendo ser usado para importar/exportar saves físicos para VMC e vice-versa.

Imagem





Utilizar Bios alternativa


O container do Popstarter possui uma Bios interna, mas é possível usar uma alternativa (por exemplo, a bios usada no PSP Popsloader), para alguns jogos que não funcionem ou que possam apresentar pequenos erros nos menus.

Nomeie a Bios alternativa como BIOS.BIN e coloque-a na pasta VMC do jogo correspondente, exemplo:

__common/POPS/GAME_PS1.001/BIOS.BIN


Durante a execução do emulador a bios escolhida aparecerá sua OSD durante o boot do jogo. 



Substituição da OSD 


Função existente para fins de testes, é possível substituir uma OSD no Popstarter, colocando uma OSD no diretório VMC do jogo correspondente, nomeado como OSD.BIN, exemplo: 

__common/POPS/GAME_PS1.001/OSD.BIN


Como aplicação prática, é possível usar uma OSD modificada do programa Codebreaker para verificar se as trilhas de áudio do jogo estão funcionando, útil para determinar se algum eventual erro em reprodução das trilhas é problema na Imagem do jogo ou execução do emulador:

ImagemImagem



In Game Reset (IGR)

Durante o jogo pressione "Select + Start + L1" e aparecerá um menu em japonês para dar um reset e retornar ao Browser do PS2.


Imagem




Versão NODEBUG

Incluído no pacote a partir da rev12, a versão "NODEBUG" não exibe as mensagens de debug durante o boot do emulador, sendo portanto um pouco mais rápido.



Downloads

Spoiler 

Alguns arquivos são protegidos por senha ovelha inflavel

NÃO DISTRIBUA os arquivos protegidos por senha na área pública do fórum!

Popsloader rev12
Cue2pops 2.0
uLaunchELF EVIL
ISO Buster
MemcardRex 1.6PS1 BIOSCodebreaker 2.0 (OSD.BIN replacement)

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