Monday 14 April 2014

PS2 HDD OSD hack





PS2 HDD OSD hack é uma forma de executar jogos e programas/homebrews diretamente pelo browser original do PS2. Pode ser instalado dispensando o uso de qualquer outro tipo de modificação no PS2 (hacks, mods, exploits etc).

HDD OSD era oficialmente disponibilizado pela Sony para funcionar com o HDD Oficial de 40GB para alguns jogos que utilizavam esse recurso (Browser 2.0) e também para o serviço PSBBN.

É compatível somente com PS2 FAT com Network Adaptor e HDD interno ou com PS2 Slim séries 700xx com HD Combo/Connect.

É compatível apenas com HD de até 120GB (imposição devido ao sistema LBA28bit).





A seguir um pequeno resumo acerca de alguns termos que serão usados frequentemente no decorrer desse tutorial:


Kermit = Originalmente uma ferramenta avançada para funções de debug, também possui integrado um ODEM (Optical Disk Emulator) que é basicamente um loader de jogos HDD. É uma das formas de instalar os requerimentos para HDD OSD;

Mini-OPL = Versão enxuta do OPL, dedicada para carregar jogos via HDD/NA. Não possui GUI, VMC, módulos SMB e USB, e os módulos CDVDMAN foram modificados de modo a se comportarem como o driver óptico do PS2. Mini-OPL possui IGR (In-Game Reset) assim como a versão normal;

KELF = Um ELF com criptografia Magic Gate. "K" provavelmente vem de "Krypto" ou similar. Para que um app seja executado via PS2 OSD browser, é necessário que seja um KELF;

OSD = On Screen Display;

Partition Header = Cabeçalho de uma partição em um dispositivo de armazenamento. No contexto do PS2 HDD OSD, se refere a alguns arquivos básicos (Partition Header Data) que precisam estar presentes e corretamente alocados para que a informação desejada seja mostrada (em resumo, o ícone) na tela OSD do browser PS2;

Dump = Uma cópia exata de dados, disposta em um único arquivo. No contexto do PS2 HDD OSD, um dump irá quase sempre se referir a uma Imagem em formato RAW de um HDD;

Browser 2.0 = PS2 HDD OSD. Originalmente o Browser 2.0 é uma atualização da Sony para habilitar a OSD no browser original, possibilitando que jogos compatíveis com a função HDD possam ser executados via browser. Também permite o gerenciamento de saves de PS2 e PS1 diretamente pelo browser;

LBA 28bit, LBA 48bit = Logical Block Addressing, sistema que especifica a localização de blocos de dados em um dispositivo de armazenamento. No contexto do PS2, sempre se refere à capacidade do HD que pode ser utilizado pelos programas diversos. Simplificando, oficialmente o HD do PS2 suporta LBA28bit, o que limita seu tamanho a até 120GB;

Patch ATAD = Patch aplicado em determinados arquivos de programas de PS2 de modo que possam ser reconhecidos e operados em um HDD não-oficial;

Region Free = No contexto do PS2, se refere a algum programa que funciona em consoles de qualquer região.





INSTALANDO O HDD OSD (Browser 2.0)



Há várias formas de se instalar o HDD OSD hack, iremos abordar as duas maneiras mais fáceis e práticas. 


1- Via CD-R (o PS2 precisa ser destravado e hábil a ler CD-R):
Spoiler 

- Utilize a Imagem do programa Sony HDD Utility Disk (versão hackeada, region free e com patch ATAD), grave em um CD-R;

- Execute o disco no PS2, siga os passos adiante até chegar na tela abaixo:


Imagem

Selecione "Install HDD Software". Siga os passos adiante e aguarde a instalação.




Notas: 

- Utilizando este método, nenhum dado já existente no HDD será sobrescrito;
NÃO USE nenhuma outra função do HDD Utility Disk a não ser a instalação do Browser 2.0; essas funções são destinadas somente a HDD Sony oficial;
- O HD precisa estar com formato em modo HDL, LBA28bit.



2-Via dump (dispensa modchip, FMCB e afins) 
Spoiler 



Dumps disponíveis:

1- HDD OSD (Browser 2.0 hacked) apenas;
2- HDD OSD + uLaucnhELF 4.42


- Conecte o HDD PS2 diretamente ao PC (via IDE ou adaptador USB);

- Utilize a Imagem RAW (dump de HDD) juntamente com o programa HDDRawCopy1.02Portable (ou algum outro similar que seja hábil a gravar um dump de HDD). Siga os passos à risca:




1- Ao executar o HDD RAW Copy pela primeira vez clique em "FILE" para abrir a Imagem RAW desejada:

Imagem




2- Selecione a Imagem RAW (dump):
Imagem




3- A Imagem escolhida apareçá no campo. Clique em "Continue" :
Imagem






4- Selecione o HD do PS2 (não confunda com o HD do seu PC !!! ):
Imagem





5- Certifique-se e clique "Yes":

Imagem





6- Operação finalizada.
Imagem





Notas: 

Cuidado ao usar esse método, pois ele sobrescreve dados !!! NÃO CONFUNDA o HD do PS2 com o HD de seu PC !!!

- Alguns dados do HD PS2 poderão ser inevitavelmente sobrescritos, dependendo da posição em que se encontram. É possível recuperar alguns dados utilizando a função "Scan/Repair" do WinHiip:



Imagem

Imagem
Imagem





Após ter instalado o HDD OSD, confirme o funcionamento acessando a OSD inicial do PS2, na primeira tela pressione "/\" e deverá agora indicar a versão browser 2.0 e ao acessar o browser deverá constar o ícone do HDD:

ImagemImagem






Caso já tenha jogos de PS2 instalados, os ícones aparecerão na tela HDD OSD (padrão e título HD Loader) mas não serão ainda executáveis. Eventuais partições anteriormente feitas de modo manual aparecerão como dados corrompidos (Corrupted Data).

Os jogos poderão ser carregados direto pelo browser após a definição dos dados de cabeçalho (Header Data), explicado mais abaixo.

Caso queira, já é possível usar a função de gerenciamento de saves direto pelo Browser: Acesse o HDD e acesse o ícone na parte superior-esquerda da tela; Pressione "/\" (Options) e crie uma pasta com um nome que queira. Pronto, agora é possível armazenar e visualizar saves de PS1 e PS2 oriundos do memory card no HDD (para fins de backup).

Nota: Usuários de FMCB: A tela OSDSYS Hacked do FMCB não é compatível com HDD OSD.




EXECUTAR JOGOS DE PS2 DIRETAMENTE VIA OSD BROWSER


Pré-requisitos: 

- Ter instalado o HDD OSD (Browser 2.0);
- Jogo pré-instalado;
- Estar hábil a rodar um homebrew (uLaunchELF);
- Saber operar homebrews de PS2. 


Há duas maneiras de tornar um jogo pré-instalado no HDD para que seja visível e executado na tela OSD do browser PS2 por meio de um ícone. 

1 - Por meio do programa KERMIT, operando via PS2 apenas;
2 - Por meio de uma versão modificada do HDL Dump (HDL "Dumx"), operando via Rede ou com HD do PS2 diretamente conectado ao PC (via IDE ou adaptador USB)


Em ambos os processos, será instalado os atributos de partição necessários (Partition Header Data) e o loader. O loader usado pode ser o ODEM original do Kermit ou preferencialmente o Mini-OPL.



Instalação via Kermit:


- Descompacte a pasta "Kermit_OPL.rar" e copie a pasta "KERMIT" para a raiz do memory card do PS2;

- Com o uLaunchELF execute o arquivo "KERMIT.ELF";

- Quando o Kermit iniciar, vá para "ODEM Manager" e pressione "O" ; 

- Selecione um jogo da lista e pressione botão direito no D-Pad, desça até "Install HDD-OSD Data" pressione "O" e em seguida confirme com "[ ]" ; 

- Está pronto o processo. Reinicie o PS2, vá até o browser HDD e o jogo deverá estar disponível com o ícone padrão do Kermit, podendo ser executado. 


Nota: Por esse método não é possível customizar os ícones e o título do jogo mostrados na OSD; caso queira modificá-los, siga mais abaixo "Instalação via HDL Dumx".


Instalação via HDLDumx


É possível instalar via Rede ou com o HD PS2 diretamente conectado ao PC (via IDE ou adaptador USB). O método abaixo explica como instalar os atributos de partição OSD e o loader (MINI-OPL) para cada jogo de PS2 ou como modificar tais atributos (ícones, título do jogo) caso já os tenha instalado via Kermit.


Pré-requisitos:


- Rede configurada e pré-estabelecida entre PS2 e PC ou:
- HD PS2 conectado ao PC via IDE ou adaptador USB;
- Ter prévios conhecimentos sobre operação do HDL Server e Client;
- Saber operar em linha-de-comando (prompt do DOS).

Material necessário:

HDL Dumx
HDL Dump Server 0.93
Dado de cabeçalho - Header data (system.cnf)
Loader padrão (Mini-OPL KELF – nomeado como boot.kelf)
Notepad++ (opcional, editor de textos recomendado)



Instalando atributos de HDD OSD e o loader
Com o HDD PS2 conectado diretamente ao PC: 

Spoiler 


- Crie uma pasta de fácil localização no HD do PC e coloque nela o HDL Dump (hdl_dump.exe) o arquivo boot.kelf (Mini-OPL KELF) e o arquivo de dado de cabeçalho (system.cnf); 

- Via prompt do DOS (CMD), dentro da pasta criada, digite o comando query para localizar o HD PS2:


\ >_ hdl_dump query



Quote

D:\hdl_dumx>hdl_dump query
Hard drives:
hdd0: 476937 MB
hdd1: 38162 MB, formatted Playstation 2 HDD

Optical drives:
...
...
- Digite a sintaxe toc [dispositivo]: para listar as partições existentes, onde [dispositivo] é o número do HD de PS2, exemplo:


\ >_ hdl_dump toc hdd1:


Quote

D:\hdl_dumx>hdl_dump toc hdd1:
type start #parts size name
0x0001 00000000.: 1 128MB __mbr
0x0100 00040000.: 1 128MB __net
0x0100 00080000.: 1 256MB __system
0x0100 00100000.: 1 512MB __sysconf
0x0100 00200000.: 1 1024MB __common
0x1337 00400000.: 5 2432MB PP.HDL.KING OF FIGHTERS XI
0x1337 00540000.: 3 1408MB PP.HDL.SLUS_205.88
0x1337 00800000.: 4 8192MB PP.HDL.God of War 2
0x1337 01800000.: 2 1280MB PP.HDL.Pinball Hall of Fame
0x1337 01a80000.: 6 4480MB PP.HDL.SLES_523.13
0x1337 02340000.: 6 4224MB PP.HDL.SLUS_212.16
0x1337 02b80000.: 3 4352MB PP.HDL.SLUS_210.59
0x0100 03840000.: 1 128MB HDLoader Settings
0x0100 03880000.: 1 128MB PP.SMS
0x0100 038c0000.: 1 128MB PP.OPL

...

...


- Para instalar os atributos na partição desejada, digite a sintaxe modify_header [dispositivo] [partição], exemplo:


\ >_hdl_dump modify_header hdd1: "PP.HDL.KING OF FIGHTERS XI" (com as aspas) 


Caso obtenha sucesso ficará como abaixo:

Quote
D:\hdl_dumx>hdl_dump modify_header hdd1: "PP.HDL.KING OF FIGHTERS XI"

Succesfully read system.cnf
Skipped read icon.sys
Skipped read list.ico
Skipped del.ico
Succesfully read boot.kelf
Skipped boot.kirx



Pronto. Será instalado o Mini-OPL, com ícone e título padrão (HD Loader). Caso queira modificar ícone e título, veja mais adiante em"Modificar ícone e título".


Nota importante: Caso já tenha instalado os atributos via Kermit e quer apenas modificar ícone e/ou título, NÃO USE este processo, vá para "Modificar ícone e título".

Instalando atributos de HDD OSD e o loader
Via Rede:

Spoiler 

- No PS2, execute o server HDL Dump 0.93;

Crie uma pasta de fácil localização no HD do PC e coloque nela o HDL Dump (hdl_dump.exe) o arquivo boot.kelf (Mini-OPL KELF) e o arquivo de dado de cabeçalho (system.cnf); 

- Digite a sintaxe: toc [dispositivo]: para listar as partições existentes, onde [dispositivo] é o número do IP do PS2, exemplo:


\ >_ hdl_dump toc 192.168.0.10 


Quote
D:\hdl_dumx>hdl_dump toc 192.168.0.10

type start #parts size name
0x0001 00000000.: 1 128MB __mbr
0x0100 00040000.: 1 128MB __net
0x0100 00080000.: 1 256MB __system
0x0100 00100000.: 1 512MB __sysconf
0x0100 00200000.: 1 1024MB __common
0x1337 00400000.: 5 2432MB PP.HDL.KING OF FIGHTERS XI
0x1337 00540000.: 3 1408MB PP.HDL.SLUS_205.88
0x1337 00800000.: 4 8192MB PP.HDL.God of War 2
0x1337 01800000.: 2 1280MB PP.HDL.Pinball Hall of Fame
0x1337 01a80000.: 6 4480MB PP.HDL.SLES_523.13
0x1337 02340000.: 6 4224MB PP.HDL.SLUS_212.16
0x1337 02b80000.: 3 4352MB PP.HDL.SLUS_210.59
0x0100 03840000.: 1 128MB HDLoader Settings
0x0100 03880000.: 1 128MB PP.SMS
0x0100 038c0000.: 1 128MB PP.OPL
...

...


- Para instalar os atributos na partição desejada, digite a sintaxe modify_header [dispositivo] [partição], exemplo:


\ >_hdl_dump modify_header 192.168.0.10 "PP.HDL.KING OF FIGHTERS XI" (com as aspas)


Caso obtenha sucesso ficará como abaixo:

Quote
D:\hdl_dumx>hdl_dump modify_header 192.168.0.10 "PP.HDL.KING OF FIGHTERS XI"
Succesfully read system.cnf
Skipped read icon.sys
Skipped read list.ico
Skipped del.ico
Succesfully read boot.kelf
Skipped boot.kirx


Pronto. Será instalado o Mini-OPL, com ícone e título padrão (HD Loader). Caso queira modificar ícone e título, veja mais adiante em"Modificar ícone e título".


Nota importante: Caso já tenha instalado os atributos HDD OSD via Kermit e quer apenas modificar ícone e/ou título, NÃO USE este processo, vá para "Modificar ícone e título".




Modificar ícone e título:

Será necessário usar os arquivos de dados de cabeçalho (header data) system.cnf, list.ico e icon.sys, sendo eles:

System.cnf = semelhante ao system.cnf usado no disco, mas com parâmetros específicos para HDD; na primeira linha, “PATINFO” indica que o arquivo de boot estará embutida na partição do HDD;

List.ico = Arquivo de ícone, encontrado na pasta de save do memory card (extensão .icn)

Icon.sys = Semelhante ao icon.sys encontrado na pasta de save do memory card mas em formato de texto, portanto editável; contém parâmetros acerca da visualização do ícone, como título, subtítulo, iluminação etc.


Para alterar o título, é necessário editar o arquivo"icon.sys" nas 2º e 3º linhas (title0 e title1). Pode usar qualquer editor de textos desde que salve em codificação ANSI, pode usar o WordPad do Windows (não use NotePad) ou o mais recomendado, o NotePad++:

Imagem
O limite é de 16 caracteres (espaço incluso) em cada linha. Não use acentos.

Utilize os mesmos métodos já descritos acima ("Instalando atributos de HDD OSD") para transferir os arquivos list.ico e icon.sys para o HD PS2, na partição do jogo que queira alterar.

IMPORTANTE: No processo de modificação de ícone e/ou título, NÃO INSTALE arquivos boot.elf, boot.kelf e system.cnf caso tenha instalado os atributos via Kermit. Nesse caso instale apenas os arquivos list.ico e icon.sys.



Quote
Notas:

- É possível na verdade ter mais de 16 caracteres nas linhas (title0 e title1) no icon.sys (em torno de 26), mas 16 caracteres é considerado um número seguro e é o recomendado oficialmente;

- É obrigatório que na linha 'title0' no icon.sys tenha pelo menos 1 caractere;

- Nas 3 últimas linhas ("uninstallgames0..1..2...") é possível modificar a mensagem que é mostrada ao tentar deletar o item da OSD;

- As linhas "bgc... light..." se referem aos parâmetros de cor e iluminação em volta do ícone;

- Pode usar um arquivo de ícone nomeado como "del.ico". Servirá para exibição no momento em que for feita uma operação de deletar o ícone. Caso este arquivo não for utilizado, será usado como padrão o "list.ico" no momento de deletar.




Instalando jogos e atributos OSD via HDL Dumx

É possível instalar um jogo de PS2 no HDD já com atributos para OSD (ícone e loader). Pode-se usar a versão GUI do HDL Dumx (arquivo hdl dumb.exe).

Simplesmente coloque os arquivos list.ico (arquivo de ícone) e o boot.elf (ELF do Mini-OPL) na mesma pasta do HDL Dumx. Execute a versão GUI do HDL Dumx e proceda normalmente com a instalação do jogo.

Nota: É obrigatória a presença dos arquivos list.ico e boot.elf.




Tornando partições invisíveis na tela OSD

É possível esconder qualquer partição de modo que fique invisível na tela HDD OSD.

Usando o uLaunchELF Evil vá em "MISC: >> HDD Manager >> pressione 'R1' >> Rename e substitua as iniciais "PP." no nome da partição por "__." (duas vezes underline + ponto) exemplo:


PP.HDL.GAME 001  >>>  __.HDL.GAME 001

Nota: Ao usar esse processo os jogos serão normalmente visíveis pelo programa Open PS2 Loader e ToxiOS, mas não pelo HD Loader. 



Instalando e executando Apps no PS2 Browser

É possível fazer com que um programa de PS2 (ELF) seja exibido e executável na tela HDD OSD (browser). 
Qualquer ELF a ser executado via HDD OSD precisa ser criptografado (KELF). Há métodos diversos para criar um KELF a partir de um ELF. Explicações mais abaixo em "Criando KELFs"

Há várias formas de configurar um App para ser executado na tela HDD OSD, nesta seção usaremos o HDL Dumx para esse fim.


Pré-requisitos:

- Rede configurada e pré-estabelecida entre PS2 e PC ou:
- HD PS2 conectado ao PC via IDE ou adaptador USB;
- Ter prévios conhecimentos sobre operação do HDL Server e Client;
- Saber operar em linha-de-comando (prompt do DOS).


Material necessário: 

- HDL Dumx
- HDL Dump Server 0.93 
- uLaunchELF 4.40h "Evil"
- Dados de cabeçalho (system.cnf, icon.sys, list.ico)
- ELF que queira instalar (limite de tamanho: 732.160 bytes) ou 
- KELF que queira instalar (limite de tamanho: 2.5MB)
- Notepad++ (opcional, editor de textos recomendado)




Primeiramente é preciso criar partições no HD PS2 para cada App desejado. As partições precisam estar livres do caractre + a frente do nome. Utilize o uLaunchELF hacked "Evil" para esse fim:

- No PS2, execute o uLe;

- Acesse "MISC:\ >> HDD Manager >> pressione 'R1' >> Create" e crie uma partição com iniciais PP.

Exemplos:

PP.uLaunchPP.APP_00001PP.programa_01 etc. Evite usar espaços:

Imagem
- Após nomear, defina o tamanho da partição a ser criada. O tamanho mínimo 128MB é mais do que suficiente.



No PC:

Precisará dos arquivos de atributos (system.cnf, icon.sys e list.ico).

"list.ico" é o arquivo de ícone, o mesmo encontrado no memory card (extensão".icn") 

Para alterar o título do ícone, é necessário editar o arquivo "icon.sys" nas 2º e 3º linhas (title0 e title1). Pode usar qualquer editor de textos desde que salve em codificação ANSI, pode usar o WordPad do Windows (não use NotPad) ou o mais recomendado, o NotePad++

Imagem
O limite é de 16 caracteres (espaço incluso) em cada linha. Não use acentos.


Na seção downloads, estão disponíveis alguns ícones. Há também a opção de criar seu próprio ícone.



Instalando os atributos para Apps
Via Rede:

Spoiler 


- No PS2, execute o server HDL Dump 0.93;

- No PC, crie uma pasta de fácil localização no HD do PC e coloque nela o HDL Dump (arquivo hdl_dump.exe), os arquivos de dados de cabeçalho (system.cnf, icon.sys, list.ico) e o arquivo ELF desejado (nomeado como boot.elf, tamanho até 732.160 bytes) ou o arquivo KELF desejado (nomeado como boot.kelf, até 2.5MB)

- Digite a sintaxe toc [dispositivo]: para listar as partições existentes, onde [dispositivo] é o numero do IP do PS2, exemplo: 


\ >_ hdl_dump toc 192.168.0.10


Quote


D:\hdl_dumx>hdl_dump toc 192.168.0.1

type start #parts size name
...
...
0x1337 02b80000.: 3 4352MB PP.HDL.SLUS_210.59
0x0100 03840000.: 1 128MB HDLoader Settings
0x0100 03880000.: 1 128MB PP.SMS
0x0100 038c0000.: 1 128MB PP.OPL
0x1337 03940000.: 5 2560MB PP.HDL.PES-2012
0x0100 03980000.: 1 128MB PP.APP_01
0x0100 039c0000.: 1 128MB PP.ULE
...
...

- Para instalar os atributos na partição desejada, digite a sintaxe modify_header [dispositivo] [partição], exemplo:


\ >_ hdl_dump modify_header 192.168.0.10 "PP.APP_01" (com as aspas)

Caso obtenha sucesso ficará como abaixo:


Quote
D:\hdl_dumx>hdl_dump modify_header 192.168.0.10 "PP.APP_01"

Succesfully read system.cnf
Succesfully read icon.sys
Succesfully read list.ico
Skipped del.ico
Succesfully read boot.kelf (ou boot.elf)
Skipped boot.kirx


Pronto. Poderá agora acessar o HD OSD (browser), visualizar o ícone do App instalado e executa-lo.

Nota: O HDL Dumx sempre tentará instalar primeiro um arquivo boot.kelf; se não o achar, instalará o boot.elf. 





Instalando os atributos para Apps
Com o HDD PS2 conectado diretamente ao PC:
Spoiler 

- No PC, crie uma pasta de fácil localização no HD do PC e coloque nela o HDL Dump (arquivo hdl_dump.exe), os arquivos de dados de cabeçalho (system.cnf, icon.sys, list.ico) e o arquivo ELF desejado (nomeado como boot.elf, tamanho até 732.160 bytes) ou o arquivo KELF desejado (nomeado como boot.kelf, até 2.5MB)

- Via prompt do DOS (CMD), dentro da pasta criada, digite o comando query para localizar o HD PS2:


\ >_ hdl_dump query


Quote
D:\hdl_dumx>hdl_dump query
Hard drives:
hdd0: 476937 MB
hdd1: 38162 MB, formatted Playstation 2 HDD

Optical drives:
...
...



- Digite a sintaxe toc [dispositivo]: para listar as partições existentes, onde [dispositivo] é o numero do HD de PS2, exemplo:


\ >_ hdl_dump toc hdd1:


Quote


D:\hdl_dumx>hdl_dump toc hdd1:

type start #parts size name
...
...
0x1337 02b80000.: 3 4352MB PP.HDL.SLUS_210.59
0x0100 03840000.: 1 128MB HDLoader Settings
0x0100 03880000.: 1 128MB PP.SMS
0x0100 038c0000.: 1 128MB PP.OPL
0x1337 03940000.: 5 2560MB PP.HDL.PES-2012
0x0100 03980000.: 1 128MB PP.APP_01
0x0100 039c0000.: 1 128MB PP.ULE
...
...



- Para instalar os atributos na partição desejada, digite a sintaxe modify_header [dispositivo] [partição], exemplo:


\ >_ hdl_dump modify_header hdd1: "PP.APP_01" (com as aspas)

Caso obtenha sucesso será como na imagem abaixo:


Quote

D:\hdl_dumx>hdl_dump modify_header hdd1: "PP.APP_01"

Succesfully read system.cnf

Succesfully read icon.sys
Succesfully read list.ico
Skipped del.ico
Succesfully read boot.kelf (ou boot.elf)
Skipped boot.kirx


Pronto. Poderá agora acessar o HD OSD (browser), visualizar o ícone do App instalado e executa-lo.

Nota: O HDL Dumx sempre tentará instalar primeiro um arquivo boot.kelf; se não o achar, instalará o boot.elf.



Modo alternativo para execução de KELF

Um arquivo KELF também pode ser posto manualmente via uLe dentro da partição correspondente e executado via HDD OSD Browser. 

Coloque o KELF desejado na partição correspondente e altere a primeira linha do arquivo system.cnf indicando o nome do KELF, exemplo:
BOOT2 = pfs:/TEST.KELF
VER = 1.01
VMODE = NTSC
HDDUNITPOWER = NICHDD

Para executar um arquivo de nome "TEST.KELF".





Criando KELFs

O método para injetar ELFs na partição com o HDL Dumx possui limitação de tamanho de 732.160 bytes.Caso necessite usar um ELF de tamanho maior para ser executado via HDD OSD browser, precisará criar seu próprio KELF.

Há vários métodos para se criar um KELF a partir de um ELF, iremos abordar a técnica mais usual, com o FreeMC Boot e editor Hexadecimal.

O limite de uso no tamanho para o ELF neste método é em torno de 1MB.


O método consiste em 3 passos:

1 - Extrair o DVDELF.bin de seu console;
2 - Usar o instalador do FMCB para embutir o ELF desejado no DVDELF.bin;
3 - Usar editor Hexadecimal para substituir a assinatura do KELF.

Material necessário:

- PS2 hábil a executar homebrew (uLaunchELF)
- FMCB versão 1.8b
- Pen Drive compatível com PS2
- Memory Card PS2
- Programa dvdelf dumper.elf



1- Extraindo o DVDELF.bin
Spoiler 

Coloque o Pen Drive na USB do PS2 e execute o ELF do programa dvdelf dumper. Será extraído o arquivo "DVDELF.bin" do PS2 para o Pen Drive:



Imagem


Nota: DVDELF.bin é um arquivo que possui codificação regional e seu tamanho pode variar conforme o modelo do PS2, entre 1.3 ~ 1.6 MB.


2 - Embutindo o ELF do DVDELF.bin 
Spoiler 

- Utilize o pack do FMCB 1.8b. Na pasta INSTALL >> INJECT coloque o ELF desejado nomeado como EMBED.ELF junto com o arquivo DVDELF.bin;

- Execute o instalador do FMCB, escolha a opção "Normal Install". Após o processo ser completado, verifique o funcionamento do KELF, vá em "Launch FMCB" e o ELF embutido deverá ser executado;

- Com o uLe vá na pasta "B?EXEC-SYSTEM" no memory card ( ? varia conforme modelo) e copie o arquivo "osdmain.elf" (nome pode variar conforme modelo, o tamanho é o mesmo do DVDELF.bin) e transfira-o para o PC, juntamente com o arquivo DVDELF.bin.


Notas: 

- Essa função de embutir ELF do FMCB é destinado para fins de desenvolvimento e testes. É possível que não funcione corretamente com alguns tipos de ELFs;

- Após usar essa função o FMCB só dará boot automático com o ELF embutido e não há formas de restaurar o modo anterior. Portanto tenha isso em mente ao usar essa função do FMCB, providenciando de antemão uma outra forma de boot no PS2.



3- Substituindo a assinatura do KELF
Spoiler 

- Abra ambos os arquivos osdmain.elf e DVDELF.bin no editor Hexadecimal, compare as diferenças nas cinco primeiras linhas entre osoff-sets 0x28 e 0x47:


Imagem


- Marque os campos diferentes em ambos os arquivos e copie o conteúdo marcado do DVDELF.bin para o osdmain.elf (paste write):

Imagem


Imagem



- Salve a mudança no arquivo osdmain.elf e constate a igualdade:

Imagem


O arquivo osdmain.elf resultante é agora na verdade um KELF. Renomeie-o a seu critério, exemplo: boot.kelf e instale-o via HDL Dumx conforme procedimentos já mencionados neste tutorial.

Nota: O KELF gerado neste processo possui restrição regional, ou seja apenas funcionará em PS2 da mesma região do seu.


Na área de downloads, consta:

- Um KELF region-free do uLaunchELF 4.42 para fins de testes;
- Um DVDELF.bin region-free (dispensa o passo 1 e permite criação de KELF region-free);
- Um Kelf Maker de fácil uso (para ELF até 731KB) para fins de testes.



Downloads



2 comments:

Unknown said...

qual e a senha...?

VINIBR said...

senha = ovelha inflavel