Monday 14 April 2014

Transferindo saves para o memory card



Transferindo saves baixados da internet para o memory card

Objetivo do Tutorial:

Quando baixamos Saves (em sites como o Gamefaqs por exemplo) eles poderão vir em vários formatos, como o CBS, MAX, etc. Eles precisam ser previamente convertidos para o formato original do PS2 antes de serem enviados ao MC. Em alguns casos, programas gerenciadores como o Codebreaker e Action Replay não funcionam no PS2. Então, a solução é converter os saves no PC e em seguida transferí-los para o MC com um Pen Drive.

Programas utilizados (Download):

1 - PS2 Save Builder
2 - uLaunchElf 4.12 em CD


Principal site em que se encontra saves: GameFaqs




Etapa 1:

Pegue um save em um formato qualquer (.cbs, .max, .xps, etc.) e abra-o com o PS2 Save Builder, vide a imagem abaixo:

Imagem

Do lado de onde diz "Root / ID", marcado pela caixa 1, está o nome do jogo. Copie esse nome e crie uma pasta com o mesmo. Depois, clique com o botão direito em cada arquivo do save (marcados pela chave vermelha), clique em "Extract" e selecione o diretório que você acabou de criar.

Sua pasta ficará da seguinte maneira:

Imagem

Coloque essa pasta em um pendrive ou um dispositivo USB qualquer.


Etapa 2:

Após ter gravado o LaunchElf, coloque o CD no PS2 e a tela inicial do programa aparecerá. Conecte seu pendrive em qualquer uma das entradas USB do PS2. Você verá claramente uma opção:

O : Filebrowser

Aperte O e você irá a outra tela, que conterá as seguintes opções (não todas, apenas as que eu lembro e, é claro, as necessárias):

mc0:/ <-- Memory Card do slot 1
mc1:/ <-- Memory Card do slot 2
cdfs:/
hdd0:/
mass:/ <-- Dispositivo USB conectado


Na parte inferior da tela, o programa te diz o comando que cada botão do controle executa. 

Selecione o diretório mass:/ apertando O. Encontre a pasta do save e aperte X para selecioná-la (aperecerá um * do lado dela), após isso, aperte R1 e selecione "Copy".

Aperte /\ para voltar e vá ao diretório mc0:/, aperte R1 e selecione "McPaste". 

Pronto, agora basta rodar o jogo. 


DICAS:

* Sabemos que para o Save funcionar, é preciso que ele seja da mesma versão do jogo. Exemplo: Se o jogo for Americano, o Save deve ser Americano; Não pode ser Europeu ou Japonês.

Pra ver se o save baixado corresponde com o jogo:

- Todos os saves tem um conjunto de letras que indica a região do jogo. Exemplo: BESLES, BASLUS, BASCUS, BASCES, BISLPM, etc. Os terminados em ES são europeus, US são americanos e LPM japoneses. Existem outros.

- Pegue o disco do jogo, coloque no drive do PC abra-o. Haverá um arquivo grande, com quatro letras e um número, cujo nome deverá coincidir com as quatro últimas letras do nome do save. Exemplo: SLUS_211.15, SCES_517.19, etc.

* No UlaunchELF, a visualização padrão é confusa para com os Saves, não aparecem os nomes certos. Há uma maneira de de tornar a visualização mais "amigável":

- Pra visualizar as pastas com os nomes dos jogos: Entre no MC e aperte L1 (aparecerá um Menu), em seguida Quadrado (Game Title+Details) e Triângulo. 

No comments: